quinta-feira, 21 de maio de 2009

Odair José - Martir do Rock'n'roll



Não é fácil falar de alguém tão forte, tão poderoso, tão significativo para o rock'n'roll, quanto Odair José. Um cara tão "supimpa" como ele acaba sendo inexplicavel. Quase um dogma sagrado. O que ele é. é. E pronto acabou. Não se discute. Se discutir, você é um infiel. Quer ser chamado de "infiel", infiel? Pois bem...

Odair José nasceu em Morrinhos, cidade mítica de Goias, onde até hoje peregrina seus fãs, as vezes, descalços, as vezes nus (nesse caso só as do sexo feminino), para conhecer o lugar onde tão nobre ídolo nasceu.
Aos 17 anos, recebeu a revelação. Segundo consta, um ser barbudo com um martelo de guerra na mão, apareceu em um sonho e lhe disse:
"Vá, e revolucione o rock'n'roll!"
Sem pensar duas vezes, foi isso que ele fez. Em toda sua carreira podemos encontrar musicas que transformaram o contexto sobre - elementar do rock'n'roll. Tanto que em 1977, Bob Dylan foi considerado "O Odair José Americano".
Todas as suas composições falam de momentos significativos da sua vida, como por exemplo, a canção "Nunca Mais", onde tinha decidido nunca mais abusar da mariola, seu doce preferido.
Outras canções, também serviam de protesto, como "Uma vida só", com seu conhecido refrão "pare de tomar a pílula", onde fala do mal de se tomar remédios em excesso.
Sua maior musica fala dos exilados políticos, e sua vontade de resgata-los. "Cadê você" é cantada até hoje, em coro, por todos os seus fãs, como um hino de revolução e agradecimento, por tudo que ele fez na musica mundial.
Por tudo isso, Odair José ganhou um dos maiores títulos que um astro poderia ganhar: O de Martir do Rock'n'Roll!

Não é qualquer um que consegue ter um visual tão rock'n'roll.


6 comentários:

Fábio Pedro Racoski disse...

Bruce Dickinson tem muito a aprender com Odair José!

Unknown disse...

pare de tomar pilula, pq... ela não deixa nosso filho nascer (8)
hauahuahauhauhauahuau mto bommmm

Kehsia Lorhana disse...

confesso: pouco sei sobre Odair José!!! Mas depois do que li, vou procurar tudo sobre ele... hehehe... feliz pq voltou a escrever... bjinhuss

Anônimo disse...

É SÉRIO ISSO?

josé carlos kayser disse...

Pois nestes 4 dias de carnaval resolvi me divertir. Não, na festa não. Tenho a mesma opinião dos europeus sobre o carnaval. Quero escrever um artigo no meu blog sobre o Odair, do qual sou fã confesso, e aí cheguei aqui. E se alguém quiser saber alguma coisa sobre o Odair, é só digitar meu nome no Google ou no Youtube. Jamais me diverti tanto em dias de carnaval. "Tichau"

josé carlos kayser disse...

Tréplica: agradeço a visita ao meu blog,e os elogios, meu camarada. Qualquer dia eu posto umas garrafas da Crush, tá bom? Entendi perfeitamente teu texto. E mais, é óbvio que existe vida inteligente por aqui. Coisa rara na Rede. Acho que vou seguir teu blog! Um abraço.